CÂMARA ENTREGA TÍTULOS DE CIDADÃO CHAPADENSE EM SESSÃO SOLENE

DSC00124Em Sessão Solene realizada no último domingo (31) a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães realizou a solenidade de entrega de Títulos de Cidadão Chapadense. A solenidade é realizada todos os anos em comemoração ao aniversário do Município, e visa homenagear as personalidades dos mais diversos setores da sociedade local em virtude dos serviços de relevância prestados no município.

Os nomes dos homenageados foram indicados pelos vereadores e aprovados em plenário, por meio de Projeto de Lei. A solenidade já faz parte do calendário de todos os anos em comemoração ao aniversário do município. Os vereadores, prefeito e convidados fizeram o reconhecimento daqueles que contribuíram e contribuem, através de seu trabalho e dedicação, para o desenvolvimento da cidade.

O título é concedido a pessoas não naturais de um município, mas que lá foram morar ou desenvolveram sua vida. Também é um reconhecimento da comunidade pelo trabalho e vida de pessoas não naturais de um município, mas que ajudaram no crescimento deste. O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.

Dentre os homenageados, está o deputado estadual Eduardo Botelho, que é morador e admirador de Chapada dos Guimarães, e trouxe inúmeros benefícios para o Município. Recentemente, colaborou com a realização da Festa de Sant’Ana. O título ao parlamentar foi indicado pela vereadora Fabiana Advogada.

A juíza Silvia Renata Souza Anfee, que já foi titular da Comarca de Chapada dos Guimarães por quase dez anos, também recebeu a honraria por meio da indicação da vereadora Fabiana. A parlamentar ressaltou que a juíza tornou o Fórum da cidade mais humanizado.

o vereador por Cuiabá, Adevair Cabral, também foi agraciado com a honraria. Ele tem residência em Chapada dos Guimarães, e participa ativamente do cotidiano do bairro Aldeia Velha. O título foi oferecido pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Edmilson Benedito de Freitas Filho, o Bozó.

Um dos homenageados mais idosos foi o Seo Expedito Domingos, que é casado há 54 anos com a chapadense Adenir, e pai de cinco filhos, avô de nove netos e bisavô de quatro bisnetas. O título foi concedido pelos vereadores José Otávio e Cidu Siqueira.

Responsável pela aproximação da Polícia Militar com a comunidade, por meio dos eventos que realiza envolvendo os cidadãos chapadenses, principalmente as crianças. Além do trabalho de policiamento ostensivo que inibe a criminalidade é que também foi homenageado o comandante da 1º Companhia de Polícia Militar de Chapada dos Guimarães, Lupércio Cabral dos Santos. O autor dessa indicação foi o vereador Luciano Augusto, o Dudu.

A Sessão Solene contou com a presença do deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho; do prefeito Osmar Froner; e da vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, uma importante cidade de Portugal, Adelina Pinto.

Além deles, também participaram da solenidade os ex-vereadores Netinho, Aline Muniz, Michele do Banco, Paulinho e Rodrigo Moreira. Eles são autores de indicações de títulos no último ano da última legislatura, mas devido ao advento da pandemia da Covid-19 a solenidade de entrega não foi realizada. Por isso, participam desta sessão entregando os títulos aos seus homenageados.

Além dos citados, outras 33 personalidades receberam o Título de Cidadão Chapadense.

Confira a lista abaixo dos homenageados:

Homenageados do vereador Benedito Edmilson de Freitas Filho - Bozó

Adevair Batista Cabral