CÂMARA REALIZA 'SESSÃO ITINERANTE' NAS COMUNIDADES RURAIS DE CHAPADA DOS GUIMARÃES

Publicado por: Segunda, 28 Março 2022 16:16

WhatsApp Image 2022 03 28 at 10.58.49Com o objetivo de aproximar o legislativo municipal dos moradores das comunidades rurais, a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães retomou o projeto ‘Sessão Itinerante”. No primeiro semestre deste ano, o evento será realizado em quatro comunidades polos do município.

A primeira comunidade visitada pelos parlamentares foi a Jangada Roncador, na última segunda-feira (25). A sessão foi realizada na Associação de Moradores, e contou com a participação de cerca de 40 pessoas.

Conforme o presidente da Casa de Leis, Benedito Edmilson – Bozó, o intuito é a aproximação com a comunidade.  Ele lembrou que é muito importante a participação de toda a comunidade e lideranças das localidades.

“A comunidade ficou satisfeita. As sessões são uma grande oportunidade para ouvir os anseios dos moradores do local, para a ajudar a solucionar os problemas. É a nossa forma de atender de forma direta a população. O Poder Legislativo vai até a comunidade e, com isso, os moradores ganham voz ativa, o que proporciona inúmeros benefícios. Na Jangada Roncador uma das principais reivindicações foi em relação a necessidade da manutenção urgente das estradas e pontes. Entendemos que a situação se agrava no período chuvoso, mas sabemos da importância dessas estradas para o escoamento da produção, para os estudantes e as escolas, e para o serviço de saúde”, comentou Bozó.

WhatsApp Image 2022 03 28 at 10.58.52Além disso, o presidente também destacou que a aproximação com a comunidade fomenta a conscientização de direitos, construção de cidadania participativa e controle público do exercício da vereança e dos atos de interlocução dos vereadores com outros órgãos e setores da administração pública.

“Além de buscar propostas para soluções de problemas locais com aqueles que convivem diariamente com os mesmos, é um projeto que busca ouvir demandas que muitas vezes fogem do controle do poder público. A ideia é romper barreiras entre o parlamentar e a sociedade, já que o cidadão desconhece, na maioria das vezes, a realidade dos trabalhos desenvolvidos em Plenário”.

E para que as demandas possam ser solucionadas com agilidade, todas as sessões contarão com a participação de secretários da Prefeitura Municipal.

As próximas sessões serão realizadas na Praia Rica (13 de maio), Distrito de Água Fria (24 de junho) e João Carro (data indefinida). O início das sessões ocorre sempre às 17h.