CONTRA VIOLÊNCIA: VEREADORES INDICAM NECESSIDADE DE UMA DELEGACIA DA MULHER EM CHAPADA

Publicado por: Terça, 22 Março 2022 15:04

muleh

CONTRA A VIOLÊNCIA

Vereadores indicam necessidade de uma Delegacia da Mulher em Chapada Aumentam os casos de estupro não denunciados por constrangimento das vítimas em registrar ocorrência Preocupados com casos de violência contra a mulher, especialmente estupros, ocorridos nos perímetros urbano e rural, resultantes até em gravidez, sem que as vítimas se sintam encorajadas para denunciar o ato à polícia, quatro vereadores pedem ao governo estadual a implantação de uma Delegacia da Mulher em Chapada dos Guimarães. A indicação aprovada em plenário foi apresentada pelos vereadores Bozó, professora Rosa Lisboa, Fabiana Advogada e Cidu Siqueira. A solicitação foi encaminhada à Secretaria de Segurança Pública do Estado e ao Conselho Estadual de Segurança (Conseg). A necessidade da implantação de unidade policial mencionada foi justificada pelos vereadores chapadenses para evitar que as mulheres se sintam constrangidas de relatar casos de violência sexual em um delegacia comandada por homens. “A implantação da Delegacia da Mulher trará maior segurança á população feminina do município e região, pois a mulheres terão um lugar preparado com profissionais capacitadas para poder atender as denúncias”, afirmam os vereadores na justificativa. Também alegam que em uma Delegacia especializada a mulher sente-se encorajada em denunciar, diferentemente de quanto está em uma delegacia comum, normalmente chefiada por homens, o que faz, muitas vezes, com que as mulheres se sintam constrangidas em relatar asagressões, principalmente se for uma violência sexual. Para os vereadores chapadenses, a Delegacia da Mulher dará maior respaldo à luta feminina contra a violência que muitas sofrem no município, proporcionando maior proteção à integridade física das mulheres contra possíveis novas agressões, dando lhes a oportunidade de viver com mais dignidade.

Fonte: Jornalista Laura Lucena, DRTMT 449.

Fabiana dia das Mulheres 8322 029Cidu Camara dia das Mulheres 8322 031Bozó vereador Camara dia das Mulheres 8322 065Rosa Lisboa dia das Mulheres 8322 025