Biblioteca Pública de Chapada retrata mais um caso de abandono

WhatsApp Image 2019 11 01 at 09.52.02O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBPMT), que faz parte da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SECEL), esteve na Câmara Municipal, pedindo que se cobre providências sobre a Biblioteca Municipal de Chapada dos Guimarães, que já teve até parte de seu acervo perdido por conta da chuva, umidade, mofo e principalmente do descaso.

A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, já foi notificada 3 vezes e, só na última gestão da Ex-secretária Alexandra Santos de Santana Amorim, que foi feita troca do telhado do prédio onde fica a biblioteca e pintura externa. Acontece que ainda há muito ainda a se fazer. É necessário pintura interna, troca de forro, realizar limpeza do quintal que está tomado pelo mato e lixo, construir novas prateleiras e reorganizar e recuperar todo o acervo.

A Lei n º 237/1973, que cria a Biblioteca Pública Irmã Maria Fidélis, foi sancionada pelo então Prefeito da época, o Silvino Moreira da Silva. O Artigo.1º da Lei, subordinava a Biblioteca a administração da Secretaria Municipal de Educação e firmava convenio com o instituto Nacional do Livro do Ministério da Educação e Cultura, para efeito de manutenção e assistência técnica, propondo a inclusão no orçamento de uma dotação correspondente ao valor de 10 (dez) salários mínimos para aquisição de livros e outros.

Carlinhos, presidente da Câmara Municipal, marcará uma reunião com os Secretários de Educação e Cultura ainda esta semana, para que se articule um plano de ação conjunta. Quando pronta, a biblioteca poderá funcionar como CAT (Centro de Atendimento ao Turista), Local para reuniões, saraus, além é claro de receber toda população envolvendo Comunidade escolar e movimentando a Cultura em nosso município.

Um grande exemplo de transformação é a Biblioteca Pública Municipal de Juína, que conquistou o segundo lugar em concurso nacional que premia as 10 bibliotecas públicas brasileiras que mais contribuem com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e com a transformação social de suas comunidades.

A comunidade jovem da cidade de Juína esteve envolvida desde o planejamento até a realização. O protagonismo jovem rendeu atividades de estímulo à leitura, como rodas de conversa, sarau em praças públicas e ações itinerantes nos eventos oficiais do município, e até mesmo a criação do Comitê “Jovens Conectados com a Biblioteca”. Tudo isso foi realizado com o suporte Estadual do SEBPMT.

A Câmara Municipal se compromete a acompanhar de perto todos os desdobramentos deste projeto de devolver a Chapada dos Guimarães, tão importante aparelho público.