Onde nasceu o Festival

11836778 1493239920999473 2065710757879959161 nHoje começa o 34º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães. O Festival, que já recebeu grandes nomes da Música Brasileira, começou em 1984, debaixo de uma lona de Circo, com a presença de artistas locais e também vindos de diversos cantos de todo Estado.

Na época, o então Governador do Estado Júlio Campos e o Senador Roberto Campos, em visita a Chapada, em um dia frio, após um desfile de 7 de setembro, disseram ao prefeito Silvino Moreira, que Chapada era a “Londres no cerrado” e que merecia um Festival como acontecia na cidade paulista de Campos de Jordão.

Silvino e sua esposa Darci, que na época era Secretaria Municipal de Educação, foram então conhecer o famoso Festival. Darci, quando retornou, conversou com o já falecido Professor Benedito Pinheiro, que elaborou o projeto do 1º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães.

O projeto, contou com participação da Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Estado de Mato Grosso, além da comunidade chapadense, que colaborou, participou das reuniões e de todas as fases do processo, inclusive, era grande maioria nas apresentações artísticas.

Darci, que colaborou com esta matéria, pois viu este Festival nascer, conta que o intuito era promover a Cultura da região e do estado de Mato Grosso. “Queríamos ver brilhar o nosso rico folclore, manifestações populares como o siriri, cururu, catira, vaquejada. Teatro, música, artes plásticas, enfim, nossa imensa Cultura! Me aquece o coração lembrar do quão lúdico era aquela lona de Circo fechada com palha de babaçu, repleta de gente, vinda de toda parte”.

A beleza desse Festival, que tinha em seu cerne, a exaltação a cultura, que agregava artistas de todas as áreas, tinha 2 semanas inteiras de extensa programação, com: Fóruns, palestras, oficinas, luau, violada e trazia, além de grande fortalecimento do comercio local, uma sensação de pertencimento a algo grandioso para o povo chapadense.

Hoje, a programação alternativa, perdeu espaço para nomes da música nacional, que atraem grandes massas, deixando de lado, a singeleza, de um tempo que era importante valorizar os artistas e a população pacata de Chapada.